A Comissão Europeia anunciou recentemente um novo programa no valor de 10 mil milhões de euros com vista a apoiar tecnologias em energias verdes. Este novo pacote financeiro, que irá apoiar o desenvolvimento de inovação de baixo carbono, tem um amplo alcance em termos de incentivos à promoção de medidas e tecnologia que levem a uma melhoria da saúde e prosperidade dos europeus, e com um impacto imediato nas suas vidas.
O objectivo passa por ajudar a criação de modelos que sejam benéficos para as pessoas, como o aumento de empregos verdes, melhoria da eficiência energética das habitações, com a consequente redução da factura energética e um ar mais limpo, para além de uma melhor eficiência dos sistemas públicos de transportes nas cidades e formas mais seguras de fornecimento energético.
A Comissão Europeia espera, assim, garantir que a Europa se mantém nos lugares cimeiros no que às patentes de tecnologias limpas diz respeito. Continuar na liderança de modo a assegurar vantagem em termos competitivos é a meta, o que permitirá à Europa colher os benefícios desta liderança, ao exportar produtos, tecnologia e modelos de negócio sustentáveis.
Fonte: Revista Edifícios e Energia